quinta-feira, 2 de junho de 2011

A TRAGICÔMICA HISTÓRIA DE NÃO TER E NÃO SER

Muito me embasbaca os alaridos dos Mercadores da Fé.
Deles, com repetição se observa histórias de chamados místicos nas quais as posições de atalaias e sacerdotes entre seus pares e até entre as nações são requeridas, e, por conseguinte, delegadas por Deus.

Um se auto denomina “Profeta das Nações”, outro “Profeta da Prosperidade”, ainda outro “Voz Profética do Brasil” e assim desenvolvem-se os xeroxes dos gurus de pequenos deuses norte-americanos em território tupiniquim.

Para esses Mercadores a fé é reverenciada como substância tangível e material, como se por ela fossem feito os átomos, moléculas e todo o cosmos. A fé é apresentada como matéria prima para o próprio Criador, para que dela, Ele, ter-se-ia que socorrer a fim de Ser quem É.

Mas a fé como um fim em si apenas dista do lúgubre e do cartesiano para o místico e por fim, ao inconseqüente.

E o que de mais soam esses alaridos e arautos dos Mercadores da Fé e seus replicados xeroxes espalhados pelo clero evangélico brasileiro?
- Soam invariavelmente como portadores de novas notícias:
 Novas notícias de que o Deus do Cosmos os escolheu e nomeou-lhes como intercessores do povo. Uma espécie de Maria que se pode pagar pelos Armani’s;
 Novas notícias de que Deus os escolheu como abençoadores do povo, como atalaias e ultimando: reais sacerdotes. Sacerdotes de uma Aliança sem sacerdotes. Sacerdotes de uma era em que o Sumo-sacerdote é da ordem de Melquisedeque que não se sabe de onde veio nem ao certo quem foi. Sacerdotes de uma linhagem cujo eixo teima em permanecer em Levi quando de fato se moveu para Judá.

Quando paro para ruminar escritos neotestamentários (e não apenas ler), percebo que esses auto-nominados reais sacerdotes assassinam o Evangelho, a Graça, e, acima de tudo, o sumo-sacerdócio dos crentes.

É que Jesus nada tem haver com religião – com dogmas – com cangas ou fardos. Já o controle das massas se faz simples assim – com repressão – culpa – e medo.

Os mais antigos religiosos evangélicos, os arrimos pentecostais brasileiros, têm uma geração, duas ou até três de antecessores também evangélicos. A educação, a cultura e a cosmovisão da fenomenologia de tudo o que lhe cerca vem desse mesmo berço.

Mesmo que não corrompidos por dinheiro esses arrimos evangélicos foram comprados por aqueles auto-nominados com deferência, com glória e pela vaidade.

Pior, os arrimos não distinguem mais o Evangelho dos Evangélicos pelo caldo em que estão servidos desde 1970, advindo do Neo-Pentecostalismo. Pegando um o sabor do outro, de geração em geração, os Evangélicos roubam do Evangelho o que da sua interpretação convém e lhe cunham os valores da Aliança da Lei.

Mas agora é moda ...
A moda é falar “que os outros se desviaram do Caminho” ...
A moda é falar “que os outros estão pregando Outro Evangelho” ...
A moda é falar “que os outros se perderam” ....

A verdade é que o que se vê fazer é o mesmo dos auto-nominados mas com uma roupagem que lastima “os outros” e que não percebe a trave em seus próprios olhos.

Como é bom escrever como Theo Pimenta!
Theo Pimenta não tem interesses ...
Theo Pimenta não espera glória, aceitação nem tão pouco audiência ....
Theo Pimenta sou eu – livre de mim – pronto a pensar, refletir e perceber que a grandiosidade da divindade em relação a criatura é abismo, e abismo não se transpõem.

Theo Pimenta

3 comentários:

  1. Vivas ao Theo Pimenta "Verbum pro verbo". Esse "É vão gelho" que nos é empurrado goela abaixo pelos prefalados profetas, nada mais é que um amontoado de enganos ministrados por outro amontoado de enganadores.
    Satisfez-me ler sua postagem. Deus lhe abençoe com saúde e paz.

    ResponderExcluir
  2. Bonita matéria Theo a fé não se faz por numeros
    mais sim por boas vontades

    ResponderExcluir
  3. Estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom,o evangelho é uma coisa tão simples que uma criança pode entender, no entanto muita gente sem entendimento de Deus tenta torcer as boas novas de salvação, espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens , e falando daquilo que Deus tem feito em sua vida, que a graça e a paz de Jesus continue a ser derramada em sua vida, e o fogo do Espirito Santo continue a usar sua vida.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se seguir meu blog, leia com atenção, pois só vou seguir blogs que possa encontrar, não sigo blogs de pessoas anónimas, ou que não deixe forma de encontrar seu blog.
    Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir

Queremos ouvir o que você pensa. Escreva, comente, questione, concorde ou discorde. Vamos juntos pensar sobre a grandeza do Evangelho.