sábado, 29 de maio de 2010

Temos levado nossos discípulos ao MESTRE???

18 Os discípulos de João Batista contaram tudo isso a ele. Aí João chamou dois deles 19 e os enviou ao Senhor Jesus para perguntarem: "O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?"
20 Então eles foram até o lugar onde Jesus estava e disseram: "João Batista nos mandou perguntar o seguinte: o senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?
21 Naquele momento Jesus curou muitas pessoas das suas doenças e dos seus sofrimentos, expulsou espíritos maus e também curou muitos cegos.
22 Depois respondeu aos discípulos de João: "Voltem e contem a João o que vocês viram e ouviram. Digam a ele que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho. 23 E felizes são as pessoas que não duvidam de mim!"
24 Quando os discípulos de João foram embora, Jesus começou a dizer ao povo o seguinte a respeito de João: "O que vocês foram ver no deserto? Um caniço sacudido pelo vento? 25 O que foram ver? Um homem bem vestido? Ora, os que se vestem bem e vivem no luxo moram nos palácios! 26 Então me digam: o que foram ver? Um profeta? Sim. E eu afirmo que vocês viram muito mais do que um profeta.
27 Porque João é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: 'Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho.' 28 Eu digo a vocês que de todos os homens que já nasceram João é o maior. Porém quem é o menor no Reino de Deus é maior do que ele."
29 Os cobradores de impostos e todo o povo ouviram isso. Eles eram aqueles que haviam obedecido às ordens justas de Deus e tinham sido batizados por João.
30 Mas os fariseus e os mestres da Lei não quiseram ser batizados por João e assim rejeitaram o plano de Deus para eles.
31 E Jesus terminou, dizendo: "Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? Com quem elas são parecidas? 32 Elas são como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro: Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de enterro, mas vocês não choraram!"
33 João Batista jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: "Ele está dominado por um demônio." 34 O Filho do Homem come e bebe, e vocês dizem: "Vejam! Esse homem é comilão e beberrão; é amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama."
35 Mas aqueles que aceitam a sabedoria de Deus mostram que ela é verdadeira.


Dois grupos compõem a descrição deste texto: os discípulos de João Batista e os discípulos de Jesus Cristo.

João estava preso enquanto Jesus realizava milagres e prodígios.

Os discípulos de João observavam as maravilhas realizadas por Jesus e se espantavam.

De tal maneira que eles correm até João, então preso, e relatam o que vêem e ouvem a respeito de Jesus.

João reage ao relato de uma maneira interessante. Chama 02 de seus discípulos e os designa a ir até Jesus e pergunta-Lhe se realmente ELE é o Messias, o Esperado, ou se deveriam esperar outro.

Por que João age dessa forma??? Será que ele tinha dúvida que Aquele a quem ele havia preparado o caminho podia não ser o Cristo??? Pouco provável.

Mais provável é que João sentiu nos seus discípulos dúvidas em relação a crença no Messias e resolveu direcioná-los a reconhece-LO verdadeiramente.

Notem que quando os discípulos de João chegam até Jesus e formulam a pergunta, Jesus não responde de imediato. Pelo contrário, realiza sinais e maravilhas diante de seus olhos incrédulos e depois responde: "agora vão até João e digam o que vocês viram", ou seja, Jesus revela-se a eles como Messias e orienta-os a ir até João e dizer que agora crêem no Cristo.

Que satisfação para João poder conduzir seus discípulos a Jesus.
Essa deve ser a atitude de qualquer líder: levar seus liderados ao verdadeiro LÍDER, levar seus discípulos ao verdadeiro MESTRE.

Atualmente temos observado o inverso. Líderes, autodenominados ungidos do Senhor, tem se assenhorado de discípulos e pouco fazem para encaminhá-los ao verdadeiro MESTRE. Talvez porque cercar-se de discípulos seja bom no sentido de 'prestígio' e 'poder'.

São os benefícios da Religião, contrapondo-se as verdades do Evangelho.

No entanto, Jesus, o LÍDER por excelência, o MESTRE, encerra a discussão de forma sábia e decisiva ao comparar tais pessoas com crianças que imaturamente defendem seus grupos como absolutos.

"Vem João Batista, jejuando e desviando-se do vinho e vocês o chamam de endemoniado... aí vem o Filho do Homem, comendo e bebendo e vocês o chamam de comilão e beberrão que anda junto com pessoas de má fama..."

Quantos de nós faz o mesmo.

Criamos grupos cujas verdades são absolutas. Formamos discípulos para nos seguir e não para seguir o MESTRE. Acostumamo-nos as facilidades da Religião e negamos as verdades e simplicidade do Evangelho.

Por que??

Porque muitos de nós ama mais a Religião do que o Evangelho.

Porque muitos de nós prefere a bajulação de seus discípulos do que orientá-los no caminho correto do Cristianismo.

Porque muitos de nós tem sujado as mãos nas Mentiras da Religião e pouco se importando com as Verdades do Evangelho.

Enquanto é tempo... FUJA DA RELIGIÃO e VIVA O EVANGELHO...

Théo Pimenta

7 comentários:

  1. Verdade!!!!!!
    absolutamente verdade, genuinamente verdade!!
    Mais de Cristo e menos de religião, que Cristo Jesus seja exaltado pra sempre, e as práticas humanas que só servem para vangloriar ao homem sejam abatidas!!!
    como João Batista disse: "que Cristo cresça e eu diminua"..incrível que o que você diz neste testo é tão verdade..Deus te abençoe!!!
    Que as revelações do nosso Deus sejam continuamente reveladas a todos nós!!!
    amém.

    ResponderExcluir
  2. É vero..religião nos afasta do Caminho chamado Jesus. Religião é a estrada que leva ao auto-engano. Religião é o atalho perigoso das falsas doutrinas de homens já deixaram a muito o Reino de Deus para trás para estabelecer os seus próprios reinos....Um grande abraço...
    Ah! como no nosso blog tem um link para o seu blog houve uma mudança de endereço que agora é: http://somosiguaisblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Belo post, parabéns!

    Mas na verdade não estou passando para opinar sobre a postagem, mas deixar o convite para se possivel dar uma olhada no meu blog, criado recentemente...o blog é novo, e eu conto com sua participação.

    Obrigado pela atenção e muita paz.

    Segue as essências/

    www.verdade87.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mano soube do seu blog através de um amigo e fiquei muito feliz em encontrar mais alguém que caminha de acordo com o evagelho da Graça e a simplicidade de Jesus. Estou seguindo. Um grande abraço. Blog: http://intricissitudes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz, sempre!

    Passei por aqui para conhecer seu blog.
    Estou procurando bons blogs para compartilhar.

    Já estou te seguindo.

    Ficaria muito feliz se puder me visitar.
    Se quiser me seguir também será um prazer para mim.

    Abraço em Cristo,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/
    Te espero lá.

    ResponderExcluir
  6. Theo Pimenta,
    Saldações!

    O sr. me permite publicar o seu texto no meu blog?
    Achei palavras muito lúcidas e elicidativas.
    Forte abraço!
    jesus continue o iluminando hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  7. Caro Fábio,
    fique muito a vontade para usar tudo o que quiser deste blog.
    grande abraço
    Theo Pimenta

    ResponderExcluir

Queremos ouvir o que você pensa. Escreva, comente, questione, concorde ou discorde. Vamos juntos pensar sobre a grandeza do Evangelho.