sábado, 29 de maio de 2010

Temos levado nossos discípulos ao MESTRE???

18 Os discípulos de João Batista contaram tudo isso a ele. Aí João chamou dois deles 19 e os enviou ao Senhor Jesus para perguntarem: "O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?"
20 Então eles foram até o lugar onde Jesus estava e disseram: "João Batista nos mandou perguntar o seguinte: o senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?
21 Naquele momento Jesus curou muitas pessoas das suas doenças e dos seus sofrimentos, expulsou espíritos maus e também curou muitos cegos.
22 Depois respondeu aos discípulos de João: "Voltem e contem a João o que vocês viram e ouviram. Digam a ele que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho. 23 E felizes são as pessoas que não duvidam de mim!"
24 Quando os discípulos de João foram embora, Jesus começou a dizer ao povo o seguinte a respeito de João: "O que vocês foram ver no deserto? Um caniço sacudido pelo vento? 25 O que foram ver? Um homem bem vestido? Ora, os que se vestem bem e vivem no luxo moram nos palácios! 26 Então me digam: o que foram ver? Um profeta? Sim. E eu afirmo que vocês viram muito mais do que um profeta.
27 Porque João é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: 'Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho.' 28 Eu digo a vocês que de todos os homens que já nasceram João é o maior. Porém quem é o menor no Reino de Deus é maior do que ele."
29 Os cobradores de impostos e todo o povo ouviram isso. Eles eram aqueles que haviam obedecido às ordens justas de Deus e tinham sido batizados por João.
30 Mas os fariseus e os mestres da Lei não quiseram ser batizados por João e assim rejeitaram o plano de Deus para eles.
31 E Jesus terminou, dizendo: "Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? Com quem elas são parecidas? 32 Elas são como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro: Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de enterro, mas vocês não choraram!"
33 João Batista jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: "Ele está dominado por um demônio." 34 O Filho do Homem come e bebe, e vocês dizem: "Vejam! Esse homem é comilão e beberrão; é amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama."
35 Mas aqueles que aceitam a sabedoria de Deus mostram que ela é verdadeira.


Dois grupos compõem a descrição deste texto: os discípulos de João Batista e os discípulos de Jesus Cristo.

João estava preso enquanto Jesus realizava milagres e prodígios.

Os discípulos de João observavam as maravilhas realizadas por Jesus e se espantavam.

De tal maneira que eles correm até João, então preso, e relatam o que vêem e ouvem a respeito de Jesus.

João reage ao relato de uma maneira interessante. Chama 02 de seus discípulos e os designa a ir até Jesus e pergunta-Lhe se realmente ELE é o Messias, o Esperado, ou se deveriam esperar outro.

Por que João age dessa forma??? Será que ele tinha dúvida que Aquele a quem ele havia preparado o caminho podia não ser o Cristo??? Pouco provável.

Mais provável é que João sentiu nos seus discípulos dúvidas em relação a crença no Messias e resolveu direcioná-los a reconhece-LO verdadeiramente.

Notem que quando os discípulos de João chegam até Jesus e formulam a pergunta, Jesus não responde de imediato. Pelo contrário, realiza sinais e maravilhas diante de seus olhos incrédulos e depois responde: "agora vão até João e digam o que vocês viram", ou seja, Jesus revela-se a eles como Messias e orienta-os a ir até João e dizer que agora crêem no Cristo.

Que satisfação para João poder conduzir seus discípulos a Jesus.
Essa deve ser a atitude de qualquer líder: levar seus liderados ao verdadeiro LÍDER, levar seus discípulos ao verdadeiro MESTRE.

Atualmente temos observado o inverso. Líderes, autodenominados ungidos do Senhor, tem se assenhorado de discípulos e pouco fazem para encaminhá-los ao verdadeiro MESTRE. Talvez porque cercar-se de discípulos seja bom no sentido de 'prestígio' e 'poder'.

São os benefícios da Religião, contrapondo-se as verdades do Evangelho.

No entanto, Jesus, o LÍDER por excelência, o MESTRE, encerra a discussão de forma sábia e decisiva ao comparar tais pessoas com crianças que imaturamente defendem seus grupos como absolutos.

"Vem João Batista, jejuando e desviando-se do vinho e vocês o chamam de endemoniado... aí vem o Filho do Homem, comendo e bebendo e vocês o chamam de comilão e beberrão que anda junto com pessoas de má fama..."

Quantos de nós faz o mesmo.

Criamos grupos cujas verdades são absolutas. Formamos discípulos para nos seguir e não para seguir o MESTRE. Acostumamo-nos as facilidades da Religião e negamos as verdades e simplicidade do Evangelho.

Por que??

Porque muitos de nós ama mais a Religião do que o Evangelho.

Porque muitos de nós prefere a bajulação de seus discípulos do que orientá-los no caminho correto do Cristianismo.

Porque muitos de nós tem sujado as mãos nas Mentiras da Religião e pouco se importando com as Verdades do Evangelho.

Enquanto é tempo... FUJA DA RELIGIÃO e VIVA O EVANGELHO...

Théo Pimenta

5 comentários:

  1. Verdade!!!!!!
    absolutamente verdade, genuinamente verdade!!
    Mais de Cristo e menos de religião, que Cristo Jesus seja exaltado pra sempre, e as práticas humanas que só servem para vangloriar ao homem sejam abatidas!!!
    como João Batista disse: "que Cristo cresça e eu diminua"..incrível que o que você diz neste testo é tão verdade..Deus te abençoe!!!
    Que as revelações do nosso Deus sejam continuamente reveladas a todos nós!!!
    amém.

    ResponderExcluir
  2. É vero..religião nos afasta do Caminho chamado Jesus. Religião é a estrada que leva ao auto-engano. Religião é o atalho perigoso das falsas doutrinas de homens já deixaram a muito o Reino de Deus para trás para estabelecer os seus próprios reinos....Um grande abraço...
    Ah! como no nosso blog tem um link para o seu blog houve uma mudança de endereço que agora é: http://somosiguaisblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Mano soube do seu blog através de um amigo e fiquei muito feliz em encontrar mais alguém que caminha de acordo com o evagelho da Graça e a simplicidade de Jesus. Estou seguindo. Um grande abraço. Blog: http://intricissitudes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Theo Pimenta,
    Saldações!

    O sr. me permite publicar o seu texto no meu blog?
    Achei palavras muito lúcidas e elicidativas.
    Forte abraço!
    jesus continue o iluminando hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  5. Caro Fábio,
    fique muito a vontade para usar tudo o que quiser deste blog.
    grande abraço
    Theo Pimenta

    ResponderExcluir

Queremos ouvir o que você pensa. Escreva, comente, questione, concorde ou discorde. Vamos juntos pensar sobre a grandeza do Evangelho.