terça-feira, 20 de outubro de 2009

Religião - O Mal do Século

Era comum usarmos essa expressão para a DEPRESSÃO. Esta era por todos nós considerada "o mal do século".
Atualmente, creio que achamos outra palavra para qual podemos empregar esta expressão: RELIGIÃO - o mal do século.
Fico me perguntado, inclusive, se não é possível classificar a religião da mesma forma que a depressão: um grave problema de saúde.
Sim, uma pessoa depressiva encontra-se num estado doentio: físico e mental. Esta possui muitos medos e sente coisas que pessoas 'normais' não sentem. Será que a pessoa religiosa não vive da mesma forma?
Há muita insanidade no que chamamos de RELIGIÃO. Pessoas fazem os maiores absurdos em nome da religião.
Mortes, suicídios, perseguições, mutilações (aqui incluem-se as psicológicas), tudo porque o indivíduo religioso é possuído por um medo excessivo de não agradar o seu 'deus', seja ele quem for, e dessa forma não alcançar aquilo que a ele foi prometido por intermédio do cumprimento da lei.
Dessa forma a religião tem atormentado a vida de muitas pessoas.
Em algumas culturas amarra-se bombas ao corpo e explode-se ônibus, prédios, repartições entre outros, isto porque um líder incentivou tal comportamento, afirmando que "deus" ficará muito contente com esta ação.
Em outros lugares, fiéis mutilam-se e sacrificam-se em nome de deus, para agradá-lo, como se isso fosse uma verdade absoluta pregada por seus líderes.
Aqui no Brasil não vemos estes comportamentos. aliás, nossa cultura considera isso extremismo ideológico. No entanto, temos visto diversas outras aberrações sendo feito em nome de Deus. Líderes prometem, por exemplo, que deve-se dar a Deus, por intermédio da igreja, que assim Deus firmará um compromisso com o fiél e devolverá 100 vezes mais... sim, por causa deste discurso pessoas tem dado seus carros, suas rendas e as vezes até a comida da mesa, que alimentaria seus filhos, para agradar a Deus, pois o profeta disse que deve ser assim.
Concluímos dessa forma que pessoas religiosas são tão frágeis quanto pessoas depressivas, pois estão a mercê de seus sentimentos e também de lobos e mercenários, seus líderes, que ensinam loucuras em nome de Deus para benefício próprio.
Que bom que a graça de DEUS está acima de toda essa mediocridade e podridão religiosa.
Cura-te da depressão e, acima de tudo, livra-te da religião.
Em Cristo,
Theo Pimenta

8 comentários:

  1. Muito bom esse seu "artigo"! Partilho da mesma concpção acerca da religião. Continue escrevendo...até+

    ResponderExcluir
  2. Nilton,
    Obrigado pelo incentivo.
    Acredito que há muito mais pessoas que pensam como a gente, mas continuam amedrontadas pelo bicho papão da religião (leia o artigo A Vila (ou aIgreja??).
    Vamos em frente,
    Theo Pimenta

    ResponderExcluir
  3. Gostei Theo

    vou botar mais 'pimenta' nesse texto... Pessoas depressivas tendem a se enclausurar em seus aposentos; as religiosas tendem a se ocultar nas igrejas. As depressivas se fazem de vítimas e são carentes de afeto; as religiosas se acham as donas da verdade e têm nessecidade de aparecer; ou seja, a maioria das patologias, em ambas são semelhantes.
    Deus tenha misericórdia, pois essa doença pega!

    ResponderExcluir
  4. Caro autor deste comentário. Antes de considerar os religiosos de depressivos vc deveria conhecer um pouco mais do valor da verdadeira religiosidade. Vc está simplesmente generalizando as coisas, como se por haver maus políticos todos sejam vagabundos.
    Antes de falar sobre religião, vc deveria estudar mais e reconhecer o valor do cristianismo dentro da nossa civilização, saber que os ensinamentos de Jesus influenciaram grandemente o estabelecimento dos direitos humanos, que milhares e milhares de pessoas sairam das sargetas do vício e do desespero por causa da descoberta da Bíblia e de Jesus, que assassinos, bandidos e corruptos foram transformados e passaram a ter uma nova vida.
    Isto é a verdadeira religião que vc desconhece e mesmo sem conhcer rotula e qualifica como doença.
    O que deu o ateísmo aos povos do leste europeu? Por que será que os paises que ostentam os maiores índices de ateus têm também os maiores indices de suicídio?
    Por que será que depois de setenta anos de comunismo na Rússia e opressão à religião, as pessoas chiravam quando recebiam uma Bíblia pela primeira vêz?
    Porque nós precisamos nos relacionar com Deus, e mesmo aqueles que acham que são insensíveis a isto acabam volta e meia reconhecendo, ou então no último instante de vida clamando desesperandos e sem paz, como fes Voltaire, o princípe dos ateus. Depois de uma vida inteira pregando contra Deus só sobrou um vazio.
    Nem vou falar de outros tolos, como Nietzsche que decretou a morte de Deus, John Lennom que quiz ser mais famoso que Jesus e tantos outros que quiseram pregar a descrença e o ceticismo.
    Todos estes se foram e Jesus está aí mais na moda do que nunca, e os sinais dizem que Ele está muito perto de volta. Prepare-se para encontrá-Lo.

    ResponderExcluir
  5. Ao anonimo quero responder pelo Theo.

    Amigo isso que você esta falando que é a verdadeira religiosidade, não tem esse nome, mais se chama Eleição. Ou seja é quando Jesus elege o homem para a salvação; isso não alcançamos por meritos proprios mas pelo amor de Jesus para conosco.
    I Pedro 1:2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
    Isso não é religião é sim Salvação.
    A religião é o mal da humanidade.Quem matou Jesus? Os fariseus e religiosos da epoca ou os romanos?
    É claro que a religião da epoca, e hoje a religião está ai matando Jesus todos os dias, mas a igreja fiel esta glorificando a Jesus que está Vivo!!!

    Isso é Salvação, o resto que esta neste mundo é Religião.

    Lembrando que Jesus veio a este mundo plenamente homem, mas também plenamente Deus e não era Religioso mas sim era plenamente Servo do Pai.

    A religião nada faz se não afastar o homem de Deus.

    Eugenio CEsar

    ResponderExcluir
  6. Trabalho a 20 anos na área social em uma instituição reconhecida como modelo pela seriedade e tranparência na aplicação dos recursos´. Sabemos como é dicicil obte-los.
    Enquanto isso, as instituições que são ligadas a movimentos religiosas recebem doações absurdas.
    posso afirmar: se todo o dinheiro arrecadado pelas igrejas fossem revertidos em projetos socias sérios,para atender a quem realmente precisa, resolveriamos muitas mazelas da sociedade.

    Jesus é o caminho, e as religiões são o pedágio...

    flavio Mello - Nova Friburgo RJ

    ResponderExcluir
  7. A maior dúvida para mim, um simples cidadão é que, como uma instituição social definida como pacificadora é motivo de atentados e genocídios em toda a história da humanidade, é responsável pelos crimes mais bárbaros da história onde nem os bárbaros tinham coragem de repetir tal feito religioso kk... religião é o Mal do Século e dos Séculos e continuará assim em quanto der kkk :), por isso aceitem GOKU!

    ResponderExcluir

Queremos ouvir o que você pensa. Escreva, comente, questione, concorde ou discorde. Vamos juntos pensar sobre a grandeza do Evangelho.