sábado, 24 de outubro de 2009

Você tocaria um leproso???

Lucas 5
12 E aconteceu que, quando estava numa daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me.
13 E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.
14 E ordenou-lhe que a ninguém o dissesse. Mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote, e oferece, pela tua purificação, o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho.
15 A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades.
16 Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.

Como nossas instituições religiosas têm vivido longe dos ensinamentos de Jesus nos evangelhos.
Cada vez mais nos afastamos das verdades do evangelho e cada vez mais assimilamos as mentiras inventadas, em nome de DEUS, pela religiosidade.

Nesse pequeno texto observamos que as atitudes de Jesus eram completamente diferentes das atitudes dos líderes religiosos atuais.

EM PRIMEIRO lugar analisemos a atitude do leproso. Observem que ele chegou até Jesus, prostrou-se perante ELE e disse: Senhor, sei que Tu podes me curar, CASO SEJA A TUA VONTADE.
Nos dias de hoje soa estranho aos nossos ouvidos essa frase: "SE FOR DA TUA VONTADE". Isto porque o cristianismo moderno tem ensinado, via de regra, que qualquer um que tenha aceitado a Cristo como Salvador têm direitos adquiridos como filho e deve, através da confissão positiva (mesmo que não a chamem dessa forma) reinvindicar a cura. Sim, pois "ELE levou sobre si as nossas enfermidades" e não é possível, neopenteconstalmente falando, que um crente se encontre doente. Isto é sinal de fraqueza e falta de fé...
Enquanto o neopentecostalismo ensina a confissão positiva para tratar os problemas de saúde e a teologia da prosperidade para a benção financeira, o evangelho ensina que devemos utilizar a fé, clamando ao Senhor pela cura caso SEJA A VONTADE DELE e vivermos satisfeitos com os recursos que ELE tem nos provido.

EM SEGUNDO lugar devemos analisar a forma como Jesus tratou este homem leproso.
A lei dizia que um homem neste estado era considerado imundo e deveria viver isolado das pessoas. Era considerado a escória, rejeitado por todos.
Mas para Jesus era diferente. ELE poderia ter apenas falado àquele homem: "Quero, sê curado", mas não, ELE fez questão de tocá-lo, mesmo sabendo que quem o tocasse ficaria imundo. Por que? porque ELE queria nos ensinar como devemos proceder com as pessoas, como devemos nos relacionar.
Este é o ensinamento do evangelho: não importa o estado em que a pessoa se encontre, não importa o que a pessoa fez, não importa se é pobre ou rica, influente ou não, o que importa é que ela é digna de ser tocada, digna de misericórdia e compaixão. O Evangelho é relacional.
Ao contrário disso, nas igrejas assistimos lideranças utilizando medidas diferentes no relacionamento com as pessoas. Frequentemente vemos líderes se importando com aqueles que tem mais recursos e desprezando os menos favorecidos. Parece que mede-se o quanto pode se beneficiar com a ajuda destinada a cada pessoa. Toca-se naqueles que podem dar algo em troca.

EM TERCEIRO lugar observamos Jesus incluindo aquele homem novamente no contexto social, orientando-o a ir até o sacerdote para ser comprovado sua cura. Jesus, além de se importar com aquela pessoa, tocá-la e curá-la, fez questão também de reintegrá-lo em sua comunidade.
Outro fato interessante é ver Jesus proibindo aquele homem de anunciar o fato ocorrido.
Mas por que isso?? Não seria um bom marketing pra Jesus?? Não seria uma forma de atrair mais pessoas??
Não. Jesus não queria apenas curar, Jesus queria METANÓIA... transformação, salvação.
Enquanto o Evangelho ensina quue devemos levar METANÓIA as pessoas através de Jesus Cristo, a religiosidade, o neopentecostalismo utiliza as curas e as bençãos financeiras como marketing para encher as igrejas e aumentar os dízimos e ofertas. Lamentável.

EM QUARTO e último lugar observamos Jesus fugindo dos holofotes. Diz os versículos 15e 16 que a fama dEle aumentava e mais pessoas vinham para serem curadas, e assim ELE tinha a oportunidade de produzir METANÓIA.
Enquanto líderes procuram lugares de destaque, poder e autoridade, Jesus procurava os lugares desertos...

Escolha o seu caminho... toque as pessoas que estão ao seu redor, viva o evangelho pleno e fuja da religião, antes que ela te consuma...

Théo Pimenta

8 comentários:

  1. olá Theo

    passei para uma rápida visita
    prometo voltar e ler suas postagens com mais calmas
    A principio, fico feliz por vc não ser mais uma "ovelhinha submissa", como a foto do twitter me faz lembrar. A religião mora dentro da gente e não nas regras. não nas instituições.
    não sou tão religioso.
    mas isso é outra história
    como disse, voltarei com mais tempo

    até!

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,
    Obrigado pela visita.
    Sinta-se a vontade para ler, opinar, criticar.
    Theo Pimenta

    ResponderExcluir
  3. Excepcional o post ... Infelizmente tudo que vc disse é verdade. Eu daria a minha vida pra que voce estivesse errado. Mas ... Que diremos pois? Nos conformaremos? De maneira nehuma!
    ah! Gostei do: "... neopentecostalmente falando ..." hahahaha!

    Graca e Paz do nosso Senhor,

    Alan Tinoco
    www.paixaoegraca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Alan,
    Obrigado por visitar nosso blog.
    A graça do Senhor é algo maravilhoso e a liberdade para a qual ELE nos chamou também.
    Vamos nos aproximar DELE e então teremos a capacidade de agir como ELE agiu, mesmo que para isso tenhamos que andar na contramão do sistema religioso atual.
    Theo Pimenta

    ResponderExcluir
  5. Bom comentário. É uma pena que hoje, muitos lideres religiosos focalizam o milagre em si, se esquecendo dos ensinamentos embutidos no relato, como por exemplo, esses que você relatou.

    ResponderExcluir
  6. André,
    Obrigado.
    É comum, numa pregação, ouvir o pregador focalizando aquilo que é benefício para os ouvintes (cura, benção financeira, vitória, etc.), pois isto é um bom marketing religioso.
    No entanto, é muito raro vê-los falando sobre mudança de atitude, conduta cristã e assemelhar-se a Cristo a fim de ser relevante no reino.
    A moda hoje é pregar vitória, benção, prosperidade, riquezas e tudo aquilo que enche nosso ego.
    Ao ler um texto bíblico, vá além daquilo que você ouve dos pregadores modernos. Analise-o e tire proveito das riquezas encontradas na Palavra do Senhor.
    Theo Pimenta

    ResponderExcluir
  7. A graça e a bondade de Deus é que nos ajuda a viver neste mundo

    ResponderExcluir
  8. Olá Theo, recebi o link do blog por email, minha vida é muito corrida, mas quando vi do que se tratava decidi ler. É muito bom sentir nas tuas palavras que alguém compartilha da idéia de que o amor de Cristo vai além dos nossos preconceitos, das paredes das Igrejas e dos nossos sonhos pessoais. A Igreja de Jesus não tem placa.. Fica na paz do Senhor!
    Andressa Longo.

    ResponderExcluir

Queremos ouvir o que você pensa. Escreva, comente, questione, concorde ou discorde. Vamos juntos pensar sobre a grandeza do Evangelho.