quinta-feira, 22 de abril de 2010

SUPER ULTRA Espiritual (al..al..al)

O que você entende por “dependência de Deus” ou “fazer a vontade de Deus”?

Muitos acham que ser dependente de Deus ou fazer a vontade DELE é nunca ter nenhuma iniciativa própria, é deixar Deus “resolver tudo”.

Assim alguns não saem de casa para fazer compras ou para trabalhar sem que tenham feito uma oração e recebido uma 'direção de Deus'.

Essas pessoas não escolhem um médico com quem se consultar, nem o carro que vão comprar, muito menos a pessoa com quem vão namorar ou casar sem que tenham alguma indicação "espiritual" de que aquela opção foi a que Deus inconfundivelmente escolheu.

Tem os que não fazem uma viagem sem antes ter alguma 'sensação', sinal, ou outra manifestação "espiritual" qualquer que lhes confira uma vontade específica de Deus. Não conseguem compartilhar uma boa idéia sem se ancorar em afirmações como: “Deus me falou”, ou, “Estou sentindo que isso é de Deus”.

Outros ainda, numa situção pior, transferem ao seu líder espiritual (assim como um "guru") toda a responsabilidade sobre suas decisões. " - Pastor, o sr. acha que essa pessoa com quem eu namoro será meu cônjuge? devo propor casamento?", "pastor, o sr acha que esse emprego é para mim?? é de Deus??", "pastor, o que devo fazer? qual a vontade de Deus para mim? o sr. pode me orientar?".

Nessa situação, líderes que se auto intitulam ungidos de Deus, começam a se intrometer na vida alheia e passam a ser um intermediário entre Deus e o simples membro da igreja.

Desculpe, mas ao invés disso tudo parecer espiritualidade, parece mais infantilidade.

É claro que eu creio que nossa vida deve ser pautada no relacionamento e na direção de Deus. Você deve lembrar tão bem quanto eu do exemplo do servo de Abraão que pediu ajuda para acertar na escolha da moça que seria a esposa de Isaque (Gn 24:1-67), ou do sinal que Gideão pediu como uma confirmação da sua chamada (Jz 6:36-40).

Mas, você lembra-se de mais alguém na Bíblia que fez a mesma coisa que Gideão ou o servo de Abraão?

Então, por favor, não tome isso como algo que todos nós devemos fazer sempre antes de tomarmos qualquer decisão, pois caso pense desse jeito, qualquer dia você pode estar fazendo a seguinte oração: “Senhor, se for da tua vontade que eu vá trabalhar hoje, então eu quero que lá fora esteja chovendo!” ou “Senhor, se esse negócio vem de ti, eu quero que a pessoa sente-se na minha frente, assine todos os papéis e não me pergunte nada!”

Na verdade, são nossas escolhas diárias que nos ensinam a ter o caráter de Cristo. E aí quanto maior a comunhão com Deus e a sensibilidade ao Espírito Santo maior a chance de acerto na tomada de decisão.

“Senhor, queres que eu compre o Fusca ou a Mercedes?”

Ora, a decisão é sua! Qual o seu desejo? Qual dos dois você tem condições de comprar e manter?

Então, você “sente” e compra a Mercedes, e daqui há dois meses não consegue mais pagá-la. Pergunto: foi Deus quem fez essa escolha ou foi você? E onde fica o que você “sentiu” no dia da compra?

“Senhor, que refrigerante devo tomar?”
- Dá pra acreditar nisso?

Você pede a Deus uma namorada, mas se você não sair de casa, não prestar atenção nas suas amizades, não conversar com nenhuma moça, como você espera que Deus lhe dê a sua direção? Você acha que Deus vai “jogá-la” no seu colo ou na frente da sua casa?

Vamos ser francos: todos gostariam de conhecer, namorar, noivar com uma única pessoa antes de se casarem. Mas isso nem sempre acontecerá. Você terá de namorar, conhecer a pessoa, não brincar com os sentimentos dela, ver se seus valores e sonhos na vida podem ser compartilhados juntos, e nesse processo (que pode ser demorado) você descobrirá se essa é ou não a vontade de Deus.

Eu oro todos os dias para que Deus dirija os meus passos e para que eu possa saber qual a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para minha vida. Mas isso não quer dizer que, depois de orar, não me pego “forçando” portas que Deus mantém fechadas. E quantas vezes me “recuso” a entrar pelas portas que Ele está “mansamente” me “convidando” para entrar. É assim...

Sim, você e eu corremos o risco de tomarmos decisões erradas, de nos precipitarmos, de “colocarmos a carroça na frente dos bois”, mas isso faz parte da nossa humanidade. E são diante de muitas situações inusitadas que aprenderemos a caminhar descobrindo a vontade de Deus para nossas vidas.

Precisamos aprender a tomar nossas decisões discernindo a vontade de Deus para nossa vida, mas isso se dará em um eterno aprendizado. Viver pela fé é aprender a viver quando não há milagres, nem sinais ou algo “extraordinário”. É aprender a confiar que estou sendo cuidado por ELE!

E esse é um exercício entre você e Deus, sem a intermediação de um líder que muitos tem usado como "guru espiritual".

Portanto, viva sim uma vida na dependência de Deus, mas lembre-se: isso não significa cruzar os braços e esperar que Deus faça aquilo que você pode fazer.

Peça sensibilidade ao Espírito Santo para que você entenda a SUA vontade e não aja apenas pela emoção do momento, pois Enganoso é o coração do homem.

Texto adaptado de Sérgio Muller

Théo Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos ouvir o que você pensa. Escreva, comente, questione, concorde ou discorde. Vamos juntos pensar sobre a grandeza do Evangelho.