quinta-feira, 4 de março de 2010

Superman, O SALVADOR DA HUMANIDADE???


Embora tenhas sido criado como um humano, não és um deles. Eles podem ser um grande povo, Kal-El, desejam sê-lo. Só lhes falta a luz para mostrar o caminho. Por essa razão e, acima de tudo, pela capacidade deles de fazer o bem, eu te enviei a eles, meu único filho.

Embora as palavras acima possam ser ditas por Deus Pai à Jesus Cristo, são de Jor-El para Kal-El, popularmente conhecido como Superman, ou Clark para os mais chegados e conhecedores do seu segredinho.

De todos os super-heróis, o meu preferido sempre foi o Superman. Desde criança a personagem de capa vermelha me cativou. É dos pouquíssimos heróis cuja a vida dedicada à justiça e proteção dos fracos e oprimidos não é fundamentada em questões de vingança, ódio, trauma ou mágoa com alguma injustiça emblemática.

Batman se torna um herói excêntrico e sombrio. Devo dizer que é um dos meus heróis de quadrinhos prediletos também. Mas, seu altruísmo, por assim dizer, vem de razões menos louváveis que a do Super. Vítima quando criança da violência e do crime ao ver seus pais serem assassinados, Bruce Waine, alter ego do Cavaleiro das Trevas, se embrenha num caminho de vingança generalizada que acaba por torná-lo um justiceiro mascarado.

O Homem-Aranha também é super legal. Mas, o fato de se tornar um herói é meio que coincidência. Um nerd marginalizado entre a galera não tem muitas opções quando se vê com super poderes: ou se torna um vilão ou se torna um herói.

Mas, o Super é diferente. Há algo nele que me prende. Ele é o cara que foi criado por pais amorosos e presentes. É o cara que sempre se sentiu sozinho por não ser desse planeta. Mas, que sempre se sentiu como parte dos humanos. Se tornar um herói para ele foi algo de sua natureza. Ele foi criado para isso. Para amar, proteger e se dar pelos outros. Acho que de todos os heróis, Superman é o único com uma família bem ajustada. É interessante pensar nas implicações disso, já que Batman perde seus pais bem cedo e se torna um herói amargo. Homem-Aranha é criado por seus tios, embora ótimos, não são seus pais.

De todos os heróis, o Super é o todo certinho. O grande escoteiro da turma. O educadinho. Pense no poder que ele detém. Qualquer humano teria se corrompido facilmente com todas as capacidades que o Superman apresenta. Os homens se corrompem por menos. Se perdem em si mesmos com poderes menores. Imaginem então com poderes como super-força, como invunerabilidade, super-audição, visão de raio-X, cuspir fogo pelos olhos, super-sopro, super-velocidade… e o tão sonhado, poder de voar. Há líderes que apenas com carisma já fazem um tremendo estrago na massa ignorante. Vide o recente movimento neopentecostal ou neoevangelical. Agora imagine com super poderes? Dominariam os fracos, subjugariam as massas e iriam se impor como líderes! Bem, parece que isso já fazem apenas com a cara-de-pau e com o carisma, então imagine o tamanho do problema…

A questão é que somos corruptíveis. Eu mesmo já posso imaginar um bela de uma utilidade para visão de raio-X. Oh, Deus e que utilidade! :)

Talvez o que me cativa no Superman como herói é a analogia com meu super herói real, Jesus Cristo. Como Jesus, Superman também foi enviado à Terra por seu pai; é criado por uma ótima família escolhida a dedo; não é deste mundo; se torna o salvador dos homens; se torna líder; como Jesus, Superman a despeito dos seus poderes, os usa para os outros, e escolhe servir ao invés de dominar e se impor.

Enfim, são tantas as metáforas livres que podemos fazer entre Jesus Cristo e Superman… Embora alguns crentes sempre prefiram ver o diabo em tudo. Qualquer coisa que caia do céu é um anjo caído, no caso. Então logo o Superman não passaria de uma analogia para o tinhoso. Que fiquem procurando o diabo. Eu prefiro encontrar Deus nos lugares mais inesperados.

Mas, há uma coisa que os “crentes” parecem apreciar na semelhança do Superman com Jesus Cristo. Mesmo que inconscientemente, os “evangélicos” andam à procura de um Jesus Cristo que se pareça com o Super não nas atribuições de servo, mas de homem de aço. Eles querem um Jesus Cristo que os revistam de invulnerabilidade. Que os livrem de tragédias e contigências da vida. Que os cubra com um manto de proteção especial. Por que crente nunca se f#de em nada, e se for crente de verdade nem pode. Porque são filhos do Rei e blábláblá. São crentes que vislumbram um Cristo com super-poderes, milagreiro, e que livra indiscriminadamente aqueles que “declaram” com fé a “vitória”.

Mas, o Jesus Cristo que enxergo nos Evangelhos não me parece ser o tipo que se presta ao favoritismo. Aliás, há uma diferença no modus operandi entre Jesus Cristo e Superman, no que diz respeito a salvar a humanidade. Jesus Cristo é do tipo que não infantiliza os homens e não interfere com “milagres” rotineiros. Ele sabe que esse tipo de intervenção não fará com que os homens amadureçam. Jesus Cristo evita apelar para soluções que extrapolem a realidade. Ele ensina o amor, o respeito e o altruísmo. Ele ensina a paz, a fé e a esperança. Já Superman é do tipo que vive fazendo “milagres” – ou leia-se salvamentos e livramentos – que fazem com que os homens se acostumem a sempre olhar para o céu e esperar vir ajuda sobrenatural. Se acostumam com a injustiça e nada fazem porque há quem sempre intervenha. Se acostumam em nada fazer para salvar o próximo com as próprias mãos e com os próprios recursos naturais porque creem que Superman está aí pra isso, e com recuros sobrenaturais. Jesus Cristo sabe que para salvar a humanidade é necessário uma ação subversiva. Por isso ao invés de escolher ficar “salvando todo mundo”, andando sobre as águas, multiplicando comida, curando enfermidades até que todos estivessem totalmente confortáveis e dependentes de ações sobrenaturais, escolheu não salvar a si mesmo e mostrar que o jeito é morrer para ganhar a Vida. Mas, Superman parece que ainda não aprendeu. Prefere idiotizar os homens deixando-os sempre dependentes de um super-herói cuja razão de viver redunda em fazer “milagres”. Jor-El disse que o enviou para ser luz, mas ele acabou sendo muleta.

Nesse sentido, embora Superman me encante no mundo dos quadrinhos, na vida real é Jesus Cristo quem me influencia e me leva ao amadurecimento da fé e do amor ao próximo. É Jesus Cristo a Luz dos homens. Os evangélicos, de modo geral, ultimamente parecem estar adorando Jesus Cristo apenas nominalmente, porque pelo modo como andam vivendo e pregando, é o Superman quem eles preferem.

Esse post foi escrito por Thiago Mendanha.

Théo Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos ouvir o que você pensa. Escreva, comente, questione, concorde ou discorde. Vamos juntos pensar sobre a grandeza do Evangelho.